Skip to main content
European Commission logo
Eurocodes: Building the future
Conferences and summits

Introdução ao cálculo sísmico de edifícios de betão armado de acordo com o Eurocódigo 8

O Eurocódigo 8 é uma nova norma de dimensionamento sísmico, que fornece um completo e atualizado conjunto de regras de projeto e será uma norma de dimensionamento sísmico comum na Europa. Representará assim um passo significativo na harmonização da análise e dimensionamento de estruturas face à ação sísmica na Europa, facilitando o desenvolvimento de projetos de estruturas noutros países.

Com este curso pretende-se orientar os formandos para a filosofia de aplicação do Eurocódigo 8. Será feita uma introdução ao comportamento de edifícios face à ação dos sismos. Será vistas as formas de definição da ação sísmica, e realizada uma comparação com o RSA. Serão apresentadas as estratégias de análise sísmica de edifícios, e será revistas as regras específicas para edifícios de betão armado.

O curso será ministrado numa perspetiva prática, de modo a facilitar a aprendizagem e permitir que participantes com diferentes níveis de experiência nestas matérias possam facilmente compreender as novidades introduzidas no dimensionamento sísmico de edifícios segundo o Eurocódigo 8.

Practical information

Where
Sala F2.22, Edifício de Engenharias I, Quinta de Prados, UTAD, Vila Real
Portugal
When
Europe/Rome
- Europe/Rome
Central Europe/Rome
-
Languages
English
Organiser
Joint Research Centre

Eurocodes